Ajude uma mamãe a amamentar!

fundacao-esau_matos-8Você sabia que somente em Minas Gerais existem 37 bancos de leite cadastrados no site da Fundação Oswaldo Cruz?! Ajude alguém a garantir o aleitamento materno do filho até os dois anos de idade, como recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Importância do leite materno…

Nos primeiros dias após o parto, a mãe produz, em quantidades menores, um leite mais amarelado e mais grosso chamado de colostro. No colostro, a quantidade de anticorpos e células maduras é muito maior do que no leite maduro, o que ajuda na imunização do bebêcontra muitos vírus e bactérias que estão no ambiente. Além disso, no colostro há substâncias que estimulam o intestino da criança a se desenvolver. Por ter efeito laxativo, o colostro auxilia na eliminação do mecônio (primeiras fezes do bebê), o que ajuda a evitar a icterícia. Se ao invés de leite materno for oferecido à criança o leite de vaca, o bebê poderá desencadear alergias, além de ter o intestino agredido.

Depois de algumas semanas, a mãe começa a produzir o leite que chamamos deleite maduro. Esse leite se apresenta com aspecto e composição diferentes do colostro, e contém proteína, lactose, vitaminas, minerais, água, gordura, enfim, todos os nutrientes que a criança necessita para seu crescimento e desenvolvimento até os seis meses de idade. No leite materno também encontramos vários componentes imunológicos que protegem a criança de númeras doenças.

Com o leite materno, o bebê terá menos chances de desenvolver inúmeras doenças, como asma, alergias alimentares, rinite, bronquite, entre tantas outras. Depois de seis meses de vida, outros alimentos já podem ser oferecidos à criança, mas a mãe pode e deve amamentar o seu filho pelo menos até ele completar um ano de idade.

MORAES, Paula Louredo. “Amamentação”; Brasil Escola. Disponível em
Acesso em 19 de junho de 2016.

CONHEÇA OS POSTOS DE COLETA EM BELO HORIZONTE

Maternidade Odete Valadares

Atendimento: Realizado de segunda a sexta ­feira, das 8 às 17 horas.

Valor da taxa: Gratuito.

Documentos Necessários: Documento de identificação (Carteira de Identidade ou Carteira de Motorista ou Carteira de Trabalho).

Endereço:Alameda Vereador Álvaro Celso, 100 ­ Santa Efigênia/BH Posto de Coleta Hospital das Clínicas de Belo Horizonte

Endereço:Av. Prof. Alfredo Balena, 110 ­ Santa Efigênia, Belo Horizonte
Contato:(31) 3409­9300

Posto de Coleta PAM Saudade

Atendimento: Segunda a Sexta­-feira. Manhã: de 08:00:00 às 11:55:00 Tarde: de 12:00:00 às 18:00:00

Endereço: Rua Juramento, 1464, Pompéia BH
Telefone:31­3277­3772

Posto de Coleta do Hospital Sofia Feldman

Endereço:Rua Antônio Bandeira,1060, 1.060 ­ Tupi ­ BELO HORIZONTE / MG

Telefone:31­3408­2235

Confira a lista dos postos de coleta de leite em Minas e outros estados

brasileiros no site:

http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home&id=mg.

Comentários

Comentários

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta